BLOG DO ALDEYMISON

Angicos FM

Angicos FM
Tocando sua Vida

RC

M4NET ANGICOS - Sempre à Frente

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Conheça a história da nova mulher à frente do Windows




AP
Julie Larson
Steven Sinofsky, chefão da divisão Windows, abandonou a Microsoft nesta terça-feira, 13, menos de um mês após o lançamento da oitava versão do sistema. O futuro está agora nas mãos de Julie Larson-Green, que tocará a parte de engenharia de software e hardware e se reportará ao CEO Steve Ballmer.

Julie está na Microsoft há 19 anos e é uma programadora autodidata, fascinada por computadores desde quando ainda nem os utilizava. Segundo o The Verge, que perfilou a executiva, trata-se de uma profissional que prefere estimular a colaboração entre funcionários à concorrência.

Para muitos, Julie tem sido a mulher que sobe ao palco durante os eventos da empresa para apresentar os lançamentos – como no caso Windows 8 -, com foco no usário final. Para outros,  no entanto, ela desempenha papel  importante nas decisões estratégicas da companhia.

Assim como Sinofsky, a executiva é egressa do time do Office; só depois tornou-se vice-presidente do Windows Experience, abaixo de Antoine Leblond, vice-presidente do Windows Service. Com a nova configuração, ela sobe dois degraus na alta cúpula e alcança um patamar inédito na companhia.

História

Em entrevista gravada há cinco anos pela própria Microsoft, a agora chefe do Windows falou sobre sua trajetória. Quando adolescente, pretendia graduar-se em ciência e tinha vontade de trabalhar em uma companhia de computadores, ainda que nunca tivesse mexido em um.

Julie gostava de matemática, mas seu sonho não se tornou realidade da maneira como imaginava. Ela formou-se em Administração de Empresas na Universidade de Western Washington e seu primeiro emprego foi na Aldus, criadora do software de edição PageMaker, posteriormente vendido para a Adobe. Daí em diante aprendeu programação, começou a escrever códigos e passou a trabalhar com desenvolvedores. Foi questão de tempo para que crescesse dentro da Aldus e se tornasse figura notável na empresa.

Em 1993, após seis anos de 'casa', Julie decidiu migrar para a Microsoft. De início, ingressou na companhia para trabalhar com o programa Visual C++, mas seu negócio era atuar com gestão e desenvolvimento. Design de experiência se revelou uma paixão e os primeiros contatos na área foram com as versões 3.0 e 4.0 do Internet Explorer. Em 1997, a executiva integrou o time do Office e a Microsoft credita a ela o trabalho de design implementado no Office XP, Office 2003 e Office 2007.

Aos poucos Julie Larson-Green ganhou status na companhia e passou a representá-la em eventos. Coube a ela demonstrar em público o Office 2007 e, um ano depois, o Windows Vista numa apresentação na NASDAQ, em Nova York. Em 2008, além do Windows 7, Julie recebeu um importante prêmio internacional de liderança técnica. No capítulo mais recente da história, participou da apresentação do Windows 8. A executiva era, portanto, o braço direito de Steven Sinofsky.

Nenhum comentário:

O BLOG MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO CENTRAL